quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jesus, o Pão do Céu

João 6.31 – 35
‘... Disseram-lhe, pois: “Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas, tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que, Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o verdadeiro pão de Deus é aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo". Disseram-lhe, pois: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
E Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida; aquele quem vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede”.'


Que o homem tem fome, isso é fato!

Vivemos numa sociedade que, desde o princípio tem fome e carece de várias coisas. Alguns carecem de cuidado e atenção, outros carecem de oportunidades, outros já carecem de liberdade nos sentimentos, liberdade psicológica... Carências: todos têm, e são inúmeras. Carência gera fome, e fome gera inquietação.

O texto acima fala de uma conversa de Jesus com um grupo de judeus, tradicionais que são - após seu conselho quanto a prioridade de trabalhar pela comida que permanece para a vida eterna à trabalhar pela comida que perece. Nosso Mestre traz à pauta o ocorrido a milhares de anos antes: O pão que Deus mandou do céu para saciar a fome do povo de Israel na travessia do deserto.

Deus enviou o pão do céu ao povo de Israel, mas na verdade, a fome que mais castigava o povo de Israel, era a fome da incerteza e da incredulidade. Deus os havia dado uma palavra, por intermédio de Moisés; uma palavra que mudaria as suas vidas a partir do momento que fosse obedecida. O Senhor queria ‘criar’ novamente a Israel, sustenta-lo, como a mãe que sacia a fome de um filho. O Senhor queria libertar Israel das correntes que prendiam suas mãos, para que com a vinda de Seu Filho toda a humanidade fosse libertada do pecado. O pão do céu era a obediência diante da incerteza, fé a despeito da incredulidade. Essa era a maior fome que mais precisava ser saciada naquele momento.

E hoje? Que fome é essa que sentimos? Qual é a tua fome?

Jesus veio, morreu por mim, morreu por todos nós. Foi massacrado pelas mesmas mãos que Ele libertou em sua morte. Jesus veio saciar a nossa fome de liberdade, e não somente fome, como também veio saciar nossa sede, com a vida abundante que Ele conquistou com dor na cruz do Calvário. Não temos mais razão pra sermos dependentes de nada. Não precisamos sentir fome porque o Nosso Salvador se chama também “Pão da Vida”. Somos livres, não precisamos estar presos a nada mais, uma vez que Ele se torna Senhor de nossas vidas. Aquele que confia Nele e segue fielmente à Sua palavra, não sente falta de coisa alguma. Aquele que come do pão da vida que é Jesus, e se alimenta Dele, não se torna escravo dos próprios sentimentos, nem do dinheiro, do próprio prazer e dor, não se torna escravo das próprias fraquezas, antes as lança sobre Ele, e se torna forte Nele. Não existe outro meio de saciar essa fome, não existe outro meio de se tornar livre. Não existe outro meio de ser feliz nesta terra. Nem fama, nem dinheiro, nem outra pessoa... Nada pode nos alimentar a fome da alma. A única coisa que precisamos fazer hoje é se entregar a Ele, o pão já veio do céu, a última ceia já foi servida. O que nos resta é desfrutar da liberdade que Ele conquistou para nós.

Não é o pão que perece o que mais nos importa hoje em dia. Nossa fome é saciada Nele e naquilo que só Ele tem pra nos oferecer: amor incondicional, perdão e misericórdia. Não precisamos de nada além do que Jesus tem para nós. A vida abundante que Ele já nos entregou. Não rejeitemos este presente que custou tão caro. Não diminuamos o sacrifício do nosso Salvador.

"Muito obrigado Senhor por tudo o que fizeste pra que hoje eu pudesse ser livre."
Por Dani Cabrera
M.M.G

Nenhum comentário: